Projeto ADN

Ativar Direitos dos mais Nov@s

Working together for an inclusive Europe.

A Associação Fernão Mendes Pinto promove o projeto ADN - Ativar Direitos dos mais Nov@s, financiado pelo EEA Grants - Programa Cidadãos Ativ@s.

MISSÃO:

Projeto de Educação para a Cidadania que atua junto de crianças e jovens, profissionais, cuidadoras/es e membros da Comunidade, centrado no cumprimento das Diretivas Internacionais e Nacionais para a promoção dos Direitos da Criança em todos os sistemas de Promoção e Proteção da Criança e Jovem.

VALORES:

> Direitos da Criança
> Interesse Superior da Criança
> Cidadania
> Participação Cívica
> Direitos Humanos e Igualdade de Género
> Prevenção dos Maus Tratos, Negligência e Discriminação

OBJETIVOS:

1. Implementar boas práticas na audição e participação das crianças nos processos que lhes digam respeito, através da formação de profissionais/ONG.

2. Desenvolver Programa de Promoção dos Direitos da Criança e de Prevenção da Violência em Meio Escolar, para crianças do 1.º Ciclo de Ensino Básico.

3. Sensibilizar mães/pais ou outros cuidadores/as sobre os direitos da criança, utilizando práticas educativas integradoras dos valores de Cidadania, Igualdade e Não Violência.

4. Reforçar os conhecimentos das ONG na atuação preventiva de situações de negligência, abusos, maus-tratos e discriminação de crianças e jovens.

5. Desenvolver três campanhas temáticas de sensibilização sobre os direitos da criança: Direito à Opinião, Direito à Proteção Contra os Maus Tratos e Negligência e Direito ao Repouso e ao Brincar.

PÚBLICO-ALVO:

• Crianças e Jovens
• Famílias
• Profissionais
• ONG
• Entidades Públicas

TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO:

+ Montemor-o-Velho
+ Figueira da Foz
+ Cantanhede
+ Mira
+ Mealhada

+ Área Metropolitana do Porto - Associação Projeto CRIAR

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um continuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants tem como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiara de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Saiba mais em eeagrants.gov.pt.

Contactos

Associação Fernão Mendes Pinto

Morada:
Rua Dr. José Galvão, n.º 211, 1.º e 2.º Andar
3140-583 - Montemor-o-Velho

Número de telefone:
239 687 170

E-mail:
projetoadn.afmp@gmail.com

Associação Projeto Criar

Morada:
Praça D. Filipa de Lencastre, n.º 22, 1º Esq., Sala 26
4050-259 - Porto

Números de telefone:
222 085 949 | 964 899 958 | 934 961 540

E-mail:
projectocriar@gmail.com

Crie o seu site grátis!