Equipa de Rua

Figueira da Foz

Morada:

Rua José da Silva Fonseca, n.º 23,
3080-140 Figueira da Foz

Número de telemóvel:
969 571 753

E-mail:
equiparua@gmail.com

Facebook


As Equipas de Rua, que são unidades de intervenção direta junto da população utilizadora de substâncias psicoativas e em situação de exclusão social, têm como objetivo fundamental a prestação de apoio às pessoas fomentando a sua integração em processos de recuperação, tratamento e reinserção social, através do desenvolvimento da ação articulada de sensibilização, orientação, acompanhamento e encaminhamento, bem como na perspetiva de redução de riscos. A Equipa de Rua da Associação Fernão Mendes Pinto (aprovada em Outubro de 2000), tem como objetivos apoiar o toxicodependente de rua através da prestação de serviços sociais e de saúde básicos.

Esta intervenção tem como finalidade melhorar o sistema de apoio à população utilizadora de substâncias psicoativas e em situação de exclusão social, nos casos em que isso é possível, numa perspetiva de encaminhamento para programas mais estruturados de tratamento, recuperação e reinserção social, quer numa perspetiva de redução de riscos e têm os seguintes objetivos:

  • despistar situações de risco, ao nível do consumidor experimental, ocasional e habitual;
  • motivar/sensibilizar para o tratamento e para a definição de um projeto de vida;
  • envolver os indivíduos no seu processo de mudança;
  • envolver as famílias como suporte de referência e apoio no processo de ajuda às situações de disfunção e relacionamento;
  • envolver a comunidade num processo dinâmico e interativo, tendo em vista a prevenção, o apoio e a resolução de problemas originados pelo fenómeno da toxicodependência;
  • procurar encontrar os meios que visem a reinserção social e profissional da população toxicodependente.

Áreas de intervenção

CULTURA DE PARCERIAS

Com o objetivo de reforçar a estrutura de proximidade e de fácil acesso e desenvolver um trabalho em estreita articulação com as estruturas existentes no concelho, tendo em vista a (re)integração das/os utilizadoras/es de SPA´s e de pessoas sem-abrigo.

APOIO PSICOSSOCIAL

Com o objetivo de estimular o reconhecimento e a valorização de aprendizagens decorrentes das diferentes experiências de vida.

Famílias

Tendo por objetivo a promoção da rede social e o suporte social instrumental e emocional ao indivíduo e sua família.

Prevenção

Com os objetivos de Dotar/Clarificar os/as pré-adolescentes e jovens, sobre os fatores de risco e proteção relacionados com o uso de SPA´s e a diminuição dos fatores de risco no consumo de substâncias aditivas.

REINSERÇÃO SOCIAL

Com os objetivos de ocupar os/as utentes e facilitar o processo de reintegração pessoal, profissional e social do/a utente dinamizaram-se atividades lúdicas e socioterapêuticas; sessões de técnicas de procura de emprego e encaminhamento para formação e emprego.

Informação, Investigação, Formação e Avaliação

Com os objetivos de um maior e melhor conhecimento do fenómeno das substâncias psicoativas, e outras problemáticas com a consequente melhoria contínua da qualidade de intervenção. Contribuir para a formação de profissionais.


Crie o seu site grátis!