Centro Comunitário de Maiorca

O Centro Comunitário da Associação Fernão Mendes Pinto, sediado na Freguesia de Maiorca, teve como âmbito geográfico de intervenção as Freguesias de Maiorca, Alhadas e Santana


Morada:

Palácio Conselheiro Lopes Branco
Largo Conselheiro Lopes Branco
3090-476 Maiorca

Número de telefone/telemóvel:
969 571 785

E-mail:
centrocomunitariomaiorca.afmp@gmail.com

Foram organizadas respostas integradas face às necessidades globais da população, com funções de caráter preventivo e de minimização dos efeitos de exclusão social, servido de dinamizador da participação das pessoas, famílias e grupos sociais, tendo em vista o desenvolvimento local, social e de promoção da cidadania. O Centro Comunitário tem como objetivo geral, contribuir para a criação de condições que possibilitem aos indivíduos, o exercício pleno do seu direito de cidadania e apoiar as famílias no desempenho das suas funções e responsabilidades, reforçando a sua capacidade de integração e participação social.

Tem como objetivos específicos:

  • constituir um pólo de animação gerador de dinâmicas locais;
  • fomentar a participação das pessoas, das famílias e dos grupos;
  • dinamizar e envolver os parceiros locais e fomentar a criação de novos recursos;
  • desenvolver atividades dinamizadoras da vida social e cultural da comunidade;
  • promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis;
  • criar condições para responder às necessidades concretas da população;
  • gerar condições para a mudança.

§ Atendimento/Acompanhamento

Atendimento/acompanhamento da população das freguesias de Maiorca, Alhadas e Santana em articulação com os Serviços de Ação Social do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Coimbra - Serviço Local da Figueira da Foz. Os dias estipulados para atendimento social são as quartas-feiras para as freguesias de Maiorca, Alhadas e Santana.

Tendo em conta os diferentes níveis de atendimento/acompanhamento realizados no âmbito da Ação Social, definem-se três modalidades:

  • Atendimento de 1.ª Linha ou acolhimento social;
  • Atendimento de 2.ª Linha ou acompanhamento social;
  • Atendimento de 3.ª Linha ou atendimento especializado (Ex.: Atendimento psicológico)

A situação-problema identificada em cada atendimento é diversificada e passa por problemas económicos, familiares, pessoais, educação, proteção social, habitação, saúde e inserção profissional.

§ Acompanhamento dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI) e Ação Social (AS)

§ Visitas Domiciliárias

§ Participação no Núcleo Local de Inserção (NLI) do Rendimento Social de Inserção

§ Dinamização de Atividades