Ilda Moreno sensibiliza sobre aproximação abusiva

06-03-2018

No dia 5 de março, a sala dos 5 anos do Centro Ilda Moreno, em Montemor-o-Velho, recebeu uma ação de sensibilização para a questão da cidadania e da igualdade de género, mais especificamente para as aproximações abusivas, que podem ter como consequência o abuso sexual e o tráfico de seres humanos.

Paula Costa, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA", mostrou aos meninos e às meninas o filme de desenhos animados "A Bondosa" onde surgem duas formigas que são "seduzidas" por uma voz meiga, calma e doce.

Depois da visualização do filme, a professora da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA", que também é mãe de um dos meninos que frequentam o Centro Ilda Moreno, desafiou as crianças a refletir sobre o filme com um conjunto de questões.

"Em casa os pais dizem para não aceitar falar com estranhos, mas temos verificado que as estratégias de aproximação são aprimoradas e diferenciadas", por isso, a importância de explicar às crianças sobre estas novas formas de aproximação abusiva e fazê-las refletir sobre isso, referiu Paula Costa.