II Encontro de Empresári@s e Dirigentes do Concelho de Montemor-o-Velho

25-06-2018

No dia 22 de junho, a vila de Pereira recebeu a segunda edição do Encontro de Empresári@s e Dirigentes do Concelho de Montemor-o-Velho, que superou a edição anterior, com a participação de duas centenas de pessoas. Na Quinta de S. Luiz, em Pereira, o encontro deu um especial enfoque à temática da Igualdade de Género.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e as entidades promotoras dos projetos iMontemor 3G (Programa CLDS 3G - POISE Tipologia 3.10) e ReAtivar (CIG - POISE Tipologia 3.16), nomeadamente a AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e a Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP).

Para o presidente da AFMP, José Guerra, a iniciativa tratou-se de "uma grande manifestação de mobilização dos empresári@s e dirigentes ímpar no concelho e na nossa região" que se realiza "pelo segundo ano consecutivo". Por sua vez, o diretor executivo da AD ELO, Mário Fidalgo, destacou o trabalho desenvolvido e a importância das temáticas abordadas no encontro.

Na sessão abertura do Encontro de Empresári@s e Dirigentes do Concelho de Montemor-o-Velho, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, confidenciou que "desde a edição do ano passado os empresári@s começaram a fazer negócios uns com os outros" e destacou ainda que "com este encontro, quisemos dar algumas ferramentas aos nossos empresári@s e dirigentes, motivá-los e dizer que há uma esperança e um futuro sempre em igualdade de género".

A deputada da Assembleia da República Elza Pais, responsável pela intervenção "Políticas de Igualdade de Género e Medidas de Conciliação no trabalho e na vida familiar e pessoal", falou num "casamento feliz" por se "associar a igualdade de género ao mundo da economia e ao mundo empresarial". Ao indicar que as mulheres representam 60% dos licenciados do país e cuja percentagem não é traduzida na representatividade nas direções das empresas, Elza Pais deixou um desafio aos empresári@s e dirigentes para "colocar mulheres em lugares direção, não porque são mulheres, mas porque são qualificadas".

"É qualificação acumulada que se não for integrada estamos a desperdiçar este saber. Não nos podemos dar ao luxo de abrir mão do saber das mulheres que é absolutamente importante e extraordinário e que, muitas vezes, o nosso país e o mundo têm desperdiçado", explicou a deputada ao defender a conciliação entre a vida profissional e familiar e as lideranças com equilíbrio de género. "O caminho é integrar políticas de igualdade e as empresas que o fazem são empresas com sucesso", afiançou.

O Encontro de Empresári@s e Dirigentes do concelho de Montemor-o-Velho apresentou também "Espaço T: algumas práticas para um colaborador/a mais feliz" (entidade distinguida com o Prémio Igualdade é Qualidade), por Jorge Oliveira; "Prever o Futuro - Ferramentas de Marketing e Coaching", por António Saboga; "Marketing Digital - 5 passos para Redes Sociais de Sucesso", por Cátia Carriço; e Fundo de Investimento "Oportunity Mountain", por Pedro Martins.

A iniciativa ficou concluída com um jantar de convívio para as relações empresariais e associativas.