Eu tenho o direito a ser protegido/a

01-06-2018

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Criança!

No Dia Mundial da Criança, chama-se a atenção para as crianças vítimas de tráfico humano em todo o mundo, mas também para a importância da prevenção junto dos grupos mais vulneráveis. "O tráfico de seres humanos é uma realidade com um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga. Estima-se que por ano sejam traficadas milhões de pessoas em todo o mundo" in https://www.otsh.mai.gov.pt.

A complexidade deste fenómeno tipificado nas convenções internacionais como "crime altamente organizado" exige de todas as organizações e serviços públicos uma atuação concertada na Prevenção e Proteção das Vítimas, já que assenta na sua particular vulnerabilidade, impondo a exploração humana. A investigação sobre as rotas e a dimensão do fenómeno em Portugal, confirma que Portugal é um país de origem, destino e trânsito de tráfico de seres humanos.

As crianças e as mulheres apresentam uma maior vulnerabilidade à situação de tráfico de seres humanos. Para tanto contribui a crescente feminização da pobreza que propicia situações de exploração. No caso das crianças, o fenómeno constitui o mais vil atentado ao direito a crescer livre e num ambiente protegido e acolhedor.

A Associação Fernão Mendes Pinto também é parceira da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos e, com esse facto também aderiu à campanha "Eu tenho o direito a ser protegido/a".

Esta campanha, à qual aderiram 42 municípios da região Centro, consiste na distribuição a 15 mil crianças do 4.º ano do 1.º CEB um lápis com uma mensagem preventiva "Eu tenho o direito a ser protegido/a", e na dinamização com elas uma atividade lúdico-pedagógica para promover a sua segurança e prevenir a vulnerabilidade à prática deste crime junto das crianças.