Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

23-11-2018

Dia 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

A Associação Fernão Mendes Pinto, entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública, com sede em Montemor-o-Velho, de referência nacional e local no âmbito da promoção da Igualdade de Género, prevenção e intervenção com vítimas de Violência Doméstica e de Género considera imprescindível alertar a sociedade civil para todas as formas de violência contra as mulheres.

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género menciona que "todos os dias, em Portugal e no mundo, raparigas e mulheres são vítimas de algum tipo de violência. A violência contra as mulheres é simultaneamente uma causa e uma consequência das desigualdades de género. Segundo dados da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (2014), 33% das mulheres na UE começam a passar por situações de violência de ordem física e/ou sexual a partir dos 15 anos de idade. Em Portugal, esta percentagem situa-se nos 24%. Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (2017), cerca de 80% das vítimas de violência doméstica, no nosso país, são mulheres".

A violência contra as mulheres e a violência doméstica, pelo seu carácter de violência de género, constitui-se como um problema de difícil resolução, na medida em que envolve a alteração de mentalidades, exigindo um trabalho colectivo da sociedade, em que cada um/a de nós tem um papel fundamental a desempenhar, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Associação Fernão Mendes Pinto, mais uma vez, associa-se a esta causa, desafiando todas as entidades parceiras a não deixar esquecer o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e rejeita todas as formas de violência contra as mulheres.