“Desporto, Ética e Igualdade” vai ser debatido no dia 28 de março no Paço de Tavarede

21-03-2018

O desporto mobiliza multidões, na sua vertente de competição, bem como ao nível da formação, sendo reconhecida a sua importância no desenvolvimento humano, na dinamização das sociedades e na criação de valor económico e cultural.

No Município da Figueira da Foz existem várias associações e clubes que envolvem centenas de jovens em diversas modalidades desportivas. Para além da sua física, técnica e tática, o desporto é um instrumento que permite trabalhar competências pessoais e sociais. Neste sentido, a formação desportiva deve incorporar um conjunto de princípios e pressupostos que estimulem junto dos/as atletas o exercício de uma cidadania ativa.

Assim, a Associação Fernão Mendes Pinto e o Município da Figueira da Foz vão realizar no dia 28 de março, pelas 20h30, no Edifício Paço de Tavarede, na Figueira da Foz, a Sessão Temática "Desporto, Ética e Igualdade" que pretende apelar ao envolvimento das várias entidades parceiras na divulgação de valores de igualdade, cidadania e não-violência.

A iniciativa "Desporto, Ética e Igualdade" vai contar com a moderação do presidente da presidente da Associação de Karaté-Do da Figueira da Foz, Henrique Costa, numa conversa com a presença da diretora regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Catarina Durão, do atleta internacional de basquetebol em cadeiras de rodas Nelson Oliveira, e da professora universitária e ex-atleta de alta competição da modalidade de canoagem Beatriz Gomes.

No seguimento desta ação, vai ser lançado o desafio às associações presentes, para a participação na Campanha "Namorar com Fair Play", realizada pela Associação Fernão Mendes Pinto e integrada no Programa "Agora Nós - Namorar com Fair Play", da responsabilidade do IPDJ.