Creche Fernãozinho - Dia da Família

19-05-2018

A Creche "Fernãozinho" escolheu novamente "A Hortinha" - Horta Pedagógica dos Viveiros da Figueira para celebrar o Dia da Família, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores com o dia do pai, da mãe e da criança.

No sábado, 19 de maio, o dia foi dedicado ao convívio entre pais, avós e restantes familiares das crianças que frequentam a creche da Associação Fernão Mendes Pinto na Figueira da Foz.

A decoração do espaço de convívio d'A Hortinha fez-se com molduras realizadas na creche com a fotografia de cada família, onde, em casa, os pais e/os/as restantes familiares tiveram a missão de decorar. Este trabalho quis mostrar a comunhão entre a escola e a família e incutir certos valores nas crianças, com um objetivo em comum: tudo pelo bem da criança.

Na zona de lazer era exibido um painel, desenhado à mão por uma das mães dos/as meninos/as que frequentam o Fernãozinho, com o lema do dia "Feliz Dia da Família. Família e Creche de mãos dadas construindo valores", o desenho da creche, de três meninos/as que simbolizam as três salas existentes e ainda a "família".

Um coração gigante com os valores da família escritos, noutro painel, convidava as diversas famílias a escrever nos espaços em branco o significado de "família" para cada uma delas.

A manhã foi composta por uma atividade de motricidade (com jogos) dinamizada pelo professor Pedro Bonito. Da parte tarde foi a vez da professora de música Tânia Guardado ensinar técnicas de relaxamento para os pais fazerem em casa quando as crianças estão mais agitadas.

O dia foi ainda preenchido com brincadeiras nos insufláveis e um almoço de convívio realizado pelos próprios pais nas instalações d'A Hortinha.

A Associação Fernão Mendes Pinto abraçou o Dia Internacional da Família, para fortalecer laços e celebrar com todas as famílias. A instituição tem vindo a incluir a comemoração deste dia nas suas datas festivas, para realçar o papel nuclear da família na sociedade e na vida de todos nós. Ao longo desta semana estão a ser organizadas atividades nas diferentes respostas sociais, para recebermos os familiares das nossas crianças, criando momentos de grande convívio, de partilha e de boa disposição.