Centro “Qualifica Montemor” certifica os três primeiros formandos com o nível secundário

06-06-2018

O auditório da Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM), da Associação Diogo de Azambuja (ADA), recebeu hoje, dia 6 de junho, a 1.ª Sessão de Júri de Certificação do Centro "Qualifica Montemor", da Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP). Miguel Gil, Guida Ferrás e Marina Rocha foram os primeiros formandos a serem certificados ao nível do secundário.

Antes da Sessão de Júri de Certificação, a coordenadora do Centro "Qualifica Montemor", Conceição Carvalho, aproveitou a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do adjunto Rui Santos, e do diretor pedagógico da EPM, Luís Cantante, para agradecer a colaboração de ambas as entidades e permitir o "cumprimento da missão do "Centro Qualifica" de criar oportunidades no concelho para que todos possam elevar o seu nível de qualificação".

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, teceu palavras de elogio aos formandos que "tiveram a coragem de romper com o passado, com o que os fez desistir dos estudos, e hoje fizeram diferente dos outros". "Espalhem esse vosso entusiasmo e inspirem mais pessoas a apostar na certificação das suas competências", apelou o edil montemorense.

Por sua vez, o diretor pedagógico da EPM, Luís Cantante, felicitou a AFMP "por trazer o programa Qualifica para Montemor-o-Velho" que a ADA "fez questão de ser uma parceira para que juntas façam deste projeto uma mais-valia para o concelho". O presidente da Associação Fernão Mendes Pinto, José Guerra, também fez questão de estar presente e assistiu às apresentações dos formandos.

O júri foi constituído pela coordenadora do Centro "Qualifica Montemor", Conceição Carvalho, pela técnica de orientação de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e pelas formadoras das áreas de competências chave Sofia Medeiros (cultura, língua e comunidade), Joana Pereira (sociedade, tecnologia e ciência) e Vânia Duarte (cidadania e profissionalidade).

Os três formandos, que terminam agora o nível secundário, iniciaram o processo de certificação em Novembro de 2017.

Em Montemor-o-Velho, o programa Qualifica está a ser implementado pela Associação Fernão Mendes Pinto desde Setembro de 2017. A AFMP é uma entidade certificada desde 2001.

O Centro "Qualifica Montemor" funciona nas instalações da Escola Profissional de Montemor-o-Velho, na Estrada Nacional n.º 111, em Montemor-o-Velho. Os processos de certificação também podem ser realizados nas juntas de freguesia de Santo Varão, Pereira e Maiorca (Figueira da Foz).

Mais informações e inscrições através do e-mail afmendespinto@centroqualifica.gov.pt ou dos números 239 050 411 e 969 571 786.