Apresentação do catálogo “Mãos com Arte”

02-10-2018

No dia 29 de setembro, os claustros do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, em Montemor-o-Velho, acolheram a apresentação do catálogo "Mãos com Arte". Resultado da sinergia entre o projeto iMontemor 3G (Programa CLDS 3G) e a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, o catálogo pretende potenciar e promover os produtos feitos no concelho.

Com palavras de elogio e ao destacar "o espírito de entreajuda e associativo" dos artesãos, Paula Caldeira, do projeto iMontemor 3G (Programa CLDS 3G), referiu que "o objetivo deste catálogo é que vos ajude, sobretudo, a fazer a divulgação e a promoção do vosso trabalho e o que se faz no concelho de Montemor-o-Velho".

"O lançamento deste catálogo é mais uma etapa. Vamos continuar a desafiar-vos como temos feito ultimamente", assegurou a técnica. Paula Caldeira explicou ainda que "por causa deste desafio aos artesãos têm nascido outras atividades, paralelas ao nosso trabalho, organizadas pelos próprios artesãos, como feiras e encontros de artesanato". "Estamos a reforçar a capacidade de associativismo deles e a valorizar a promoção dos artistas e artesãos do concelho", acrescentou.

Por sua vez, Jorge Valente, do Centro Artes do Papel, na qualidade de artesão e de produtor do catálogo (fotografia e design gráfico), mostrou-se satisfeito com o resultado do trabalho. "Este catálogo mostra que nós existimos, o que fazemos, que estamos cá e o que fazemos vale a pena, por isso, esta é uma etapa ganha", referiu Jorge Valente, acrescentando que "o mais importante é não desistir".

Na ocasião, o adjunto do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Rui Santos, deixou palavras de incentivo aos artesãos. "Montemor tem talento, é criativo e vocês têm aqui algo espetacular. Em nome da cultura dou-vos os parabéns e não desistam! No que for preciso a câmara municipal está à vossa disposição".

A primeira edição de "Mãos com Arte" contém o catálogo de 32 artistas e artesãos concelhios e insere-se no trabalho do projeto iMontemor 3G para a valorização produtos locais do concelho. Com 150 exemplares, o catálogo vai ser distribuído pelo projeto iMontemor 3G, pela autarquia montemorense e pelos artesãos.

A iniciativa insere-se na Atividade 6 - Bolsa Digital de Recursos do Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação, promovida pela Associação Fernão Mendes Pinto.