AFMP é uma das cinco entidades sociais do Núcleo Incorpora Coimbra

13-07-2018

A Fundação "la Caixa" acaba de criar em Portugal uma rede de 32 entidades sociais especializadas para promover junto de empresas a contratação de pessoas em risco de exclusão social. A Associação Fernão Mendes Pinto, com sede em Montemor-o-Velho, é uma das cinco entidades sociais do Núcleo Incorpora Coimbra.

O Programa Incorpora tem como principal objetivo fazer a ponte entre as entidades sociais e as empresas traduzindo-se na criação de oportunidade de emprego a pessoas em risco ou em situação de exclusão, nomeadamente, os jovens NEET (nem estudam nem trabalham), desempregados de longa duração maiores de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência ou incapacidade.

Em Espanha, o programa da Fundação "la Caixa" já empregou mais de 170 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social desde 2006 e com a sua implementação em Portugal, fruto da entrada do BPI no Grupo CaixaBank, este ano, a Fundação "la Caixa" quer replicar esta missão, com a colaboração do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) na seleção das entidades envolvidas e na implementação do programa.

No dia 12 de julho, decorreu a cerimónia de assinatura do acordo das cinco entidades que integram o Núcleo Incorpora Coimbra, na Lousã, onde a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL) é a entidade coordenadora.

Associação Fernão Mendes Pinto, Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra, Associação de Paralisia Celebral de Coimbra e a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã são as cinco entidades sociais do Núcleo Incorpora Coimbra.