AFMP e Câmara Municipal da Figueira da Foz lançam campanha Namorar com Fair Play

14-02-2018

O Projeto Reativar da Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP) e a Câmara Municipal da Figueira da Foz lançam hoje, dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, o projeto de prevenção da violência no namoro "Agora Nós - Namorar com Fair Play".

A campanha da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude pretende, através de dois jovens voluntários, entre Fevereiro e Junho de 2018, sensibilizar para a necessidade de promover uma cultura de não violência, de cidadania e de relações interpessoais e sociais que permitam a igualdade de género e de oportunidades através do desporto.

Conscientes da necessidade de prevenir a vitimização de jovens e a violência com base nas desigualdades de género; combater a violência no namoro; sensibilizar jovens para a igualdade de género e eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não-violência deverá ser uma preocupação transversal a todas as instituições, organismos e a toda a sociedade civil. A Associação Fernão Mendes Pinto e a Câmara Municipal da Figueira da Foz, através da implementação do seu Plano Municipal para a Igualdade de Género, encontram-se a definir um conjunto de ações dirigidas às associações desportivas do concelho da Figueira da Foz.

Através do desporto é possível trabalhar competências pessoais e sociais na formação de jovens no sentido de ter uma cidadania ativa e a defesa de uma cultura de não violência. Por isso, as ações pretendem envolver dirigentes e treinadores e é, sobretudo, nas atividades desportivas que a Associação Fernão Mendes Pinto e a Câmara Municipal pretendem realizar campanhas e disseminar mensagens com o intuito de implementar práticas e estratégias de prevenção da violência através do desporto, quebrando a persistente tolerância social existente na sociedade portuguesa à violência de género e doméstica.

Também neste âmbito a equipa da Associação Fernão Mendes Pinto já iniciou um conjunto de sessões de Prevenção da Violência no Namoro dirigidas a cerca de 115 alunos/as do ensino secundário da Escola Cristina Torres, na Figueira da Foz.