Centro Comunitário de Maiorca
O Centro Comunitário da Associação Fernão Mendes Pinto, sediado na Freguesia de Maiorca, teve como âmbito geográfico de intervenção as Freguesias de Maiorca, Alhadas e Santana
Rua Manuel Cabete Junior
3080-480
Figueira da Foz
Número de telefone/telemóvel:
969 571 785
Foram organizadas respostas integradas face às necessidades globais da população, com funções de caráter preventivo e de minimização dos efeitos de exclusão social, servido de dinamizador da participação das pessoas, famílias e grupos sociais, tendo em vista o desenvolvimento local, social e de promoção da cidadania. O Centro Comunitário tem como objetivo geral, contribuir para a criação de condições que possibilitem aos indivíduos, o exercício pleno do seu direito de cidadania e apoiar as famílias no desempenho das suas funções e responsabilidades, reforçando a sua capacidade de integração e participação social.
Tem como objetivos específicos:
- constituir um pólo de animação gerador de dinâmicas locais;
- fomentar a participação das pessoas, das famílias e dos grupos;
- dinamizar e envolver os parceiros locais e fomentar a criação de novos recursos;
- desenvolver atividades dinamizadoras da vida social e cultural da comunidade;
- promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis;
- criar condições para responder às necessidades concretas da população;
- gerar condições para a mudança.
§ Atendimento/Acompanhamento
Atendimento/acompanhamento da população das freguesias de Maiorca, Alhadas e Santana em articulação com os Serviços de Ação Social do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Coimbra - Serviço Local da Figueira da Foz. Os dias estipulados para atendimento social são as quartas-feiras para as freguesias de Maiorca, Alhadas e Santana.
Tendo em conta os diferentes níveis de atendimento/acompanhamento realizados no âmbito da Ação Social, definem-se três modalidades:
- Atendimento de 1.ª Linha ou acolhimento social;
- Atendimento de 2.ª Linha ou acompanhamento social;
- Atendimento de 3.ª Linha ou atendimento especializado (Ex.: Atendimento psicológico)
A situação-problema identificada em cada atendimento é diversificada e passa por problemas económicos, familiares, pessoais, educação, proteção social, habitação, saúde e inserção profissional.
§ Acompanhamento dos beneficiários de Rendimento
Social de Inserção (RSI) e Ação Social (AS)
§ Visitas Domiciliárias
§ Participação no Núcleo Local de Inserção (NLI) do
Rendimento Social de Inserção
§ Dinamização de Atividades