XXXIII Carnaval para a Infância e Juventude de Montemor-o-Velho

20-02-2020

O Carnaval para a Infância e Juventude, organizado pela Associação Fernão Mendes Pinto em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, realiza-se este sábado, dia 22 de fevereiro.

Sob o tema pedagógico "Educar com amor, um gesto de cada vez" são esperados 900 foliões, entre adultos, jovens e crianças, trajados a rigor.

A 33ª edição do Carnaval para a Infância e Juventude conta com a participação das Creches Cantinho das Cegonhas e Fernãozinho, do Centro Ilda Moreno e Centro Infante D. Pedro, dos Jardins de Infância de Liceia e de Gatões e dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) do 1.º ciclo de Montemor-o-Velho/Ereira, do Seixo e de Liceia e dos CATL Jovem de Montemor-o-Velho e de Arazede.

O desfile terá início pelas 15 horas a partir do Largo dos Anjos, Rua Dr. José Galvão, Praça da República e segue para o Anfiteatro Municipal onde a animação está garantida com o DJ Estóvia (Diogo Almeida), o grupo Dancequi da Associação de Quinhendros e a PT Maria Cabrita.

Neste evento destaca-se a alusão aos 30 anos da assinatura da Convenção dos Direitos da Criança (1989), tratado histórico que reconhece diferentes direitos humanos das crianças e que permitiu uma profunda alteração da forma como estas são protegidas em todo o Mundo.

O desafio foi lançado pela Equipa do Projeto ADN, Ativar os Direitos dos mais Nov@s (financiado pelo EEA Grants, Programa Cidadãos Ativ@s), no âmbito da Campanha Direito à Opinião e Participação - saber ouvir para as defender!

Pretende-se, mais uma vez, chamar a atenção para a importância em reconhecer a criança enquanto sujeito de direitos e, em particular, para a necessidade de Portugal cumprir as Diretivas Internacionais e Nacionais na promoção dos Direitos da Criança, dando atenção ao direito de opinião e participação da criança nos processos que lhes dizem respeito, seja na família, na escola, ou na comunidade.

Cada grupo irá desfilar relembrando alguns dos 54 Artigos que compõem a Convenção dos Direitos das Crianças, sendo ainda distribuídas 800 pulseiras de pulso alusivas à campanha.

A iniciativa conta ainda com a presença dos Jardins de Infância da rede pública da Carapinheira e de Arazede, da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, do Centro Social e Paroquial das Meãs, do Grupo de Teatro "O Celeiro", do grupo de dança "Dancequi" da Associação de Quinhendros e com a Filarmónica 25 de Setembro de Montemor-o-Velho.

O desfile é aberto à comunidade em geral e termina com a distribuição de um lanche a todos/as participantes inscritos e trajados.

No caso de condições climatéricas adversas o evento irá realizar-se no Pavilhão Multiusos da Carapinheira.


Crie o seu site grátis!